Você já viu aqui um passo a passo de como preparar o seu evento online, mas além da produção é preciso estar atento para formas de atrair e manter o seu público engajado durante a programação, afinal é a conquista da audiência que fará do seu evento um sucesso. Nesse artigo enumeramos as principais estratégias de comunicação e divulgação que são importantes para conquistar o seu público.

1- Conheça o perfil do seu público

Mais do que entender gênero, faixa etária e classe social, é importante construir a persona que dialoga com o seu evento. Quem é essa pessoa? Que lugares costuma freqüentar? Quais seus desejos e dores? Como é seu estilo de vida? Responder essas perguntas é o que vai nortear todo o planejamento para uma comunicação assertiva do seu evento.

2- Ajuste o tom de voz

Agora que você já conhece quem e onde está seu público chegou a hora de falar com ele. Para isso é importante adequar o tom de voz ao perfil da sua audiência. Não adianta encher de emoji e usar frases divertidas se o seu evento dialoga com pessoas mais velhas e sérias, por exemplo. Todo o conteúdo de divulgação precisa estar alinhado com seu público-alvo.

3- Defina os canais de divulgação

Sair atirando para todos os lados ou usar a rede mais popular do momento não é funcional. Aqui também é preciso conhecer onde seu público está e adaptar a linguagem a cada plataforma. Você pode nem lembrar do Linkedin, mas ele pode ser bastante estratégico para eventos corporativos e empresariais, por exemplo.

4 - Apresente o seu diferencial

A concorrência com conteúdos digitais cresceu consideravelmente esse ano com a pandemia. Não só eventos, mas cursos, lives e inúmeras opções de entretenimento disputam a atenção com a sua programação. Aqui é importante deixar claro o diferencial do seu evento, o que ele traz de especial. Uma alternativa é oferecer prévias do conteúdo que seu evento irá abordar, através de vídeos temáticos, uma live de bate-papo, entrevista com palestrantes, etc. Cuidado só para não entregar demais!

5 - Mantenha convidados e palestrantes envolvidos

Os convidados e palestrantes precisam ser mais do que peças da programação. É importante envolvê-los em todo o projeto, explicar qual o propósito do evento e fazê-los se sentirem parte de um objetivo em comum. A partir daí eles podem atuar não só como divulgadores, mas em defesa da importância desse evento em suas próprias redes.

6 - Ganhe alcance com anúncios

É fato, o alcance orgânico está cada vez menor e mesmo com um número alto de seguidores a divulgação do seu evento, sem patrocínio, só chegará em média a apenas 10% deles. Por isso é importante separar uma verba para investir em anúncios pagos e ganhar alcance entre pessoas que possam ter real interesse no seu evento.

7- Ofereça experiências de engajamento

O online acaba deixando a experiência do evento um pouco mais fria e distante. Então que tal pensar em estratégias de marketing que demonstrem um toque humano e agregue valor ao seu evento? Você pode enviar materiais personalizados com a sua marca para a casa dos inscritos, como sacolas, blocos de notas, canetas ou demais itens que tenham relação com sua temática. Aqui na Evex temos uma seção com fornecedores que podem te ajudar com isso. Essa é uma ação que ajuda a manter os laços com o seu público, além de estimular o compartilhamento espontâneo da sua marca nas redes sociais.

8 - Crie métodos de interação

Mesmo em uma sala de videoconferência é possível criar estratégias para aproximar o público. Além de estimular a comunicação pelo chat, pensar em conteúdos com exercícios práticos e trocas entre participantes ajuda a manter o público conectado durante a programação do evento. Algumas salas virtuais permitem a formação de grupos menores em outras sessões, que podem ser divididas e desfeitas a qualquer momento. Isso ajuda a criar interação, proximidade e evita a dispersão ou evasão durante o evento.

E aí? Gostou, mas tem dúvidas sobre como partir para ação? Aqui na Evex disponibilizamos de forma prática e rápida a busca por consultorias, produtoras e fornecedores que podem te auxiliar tanto na comunicação como em toda estrutura para realização do seu evento online ou híbrido.

Por Gisele Santana, jornalista

Responder

Deixe uma resposta